segunda-feira, 18 de abril de 2011

COMO É QUE SE CHAMA AOS PRIMEIROS A ABANDONAR O BARCO?

O presidente do Governo Regional referiu vários indicadores económicos e sociais que comprovam que a economia açoriana, face à do Continente, está em melhor situação.

"Nós temos uma dívida externa direta que está mais ou menos na ordem dos dez por cento do PIB. A nacional é da ordem dos 120%. As nossas dívidas avalizadas ao sector público empresarial, todas juntas, são menores, por exemplo, do que a dívida da RTP", afirmou.

Outro factor a ilustrar o desempenho da economia da região é a taxa de desemprego que, como frisou Carlos César, é inferior à de Portugal e uma das mais baixas no seio da União Europeia".

"Há aqui uma diferença substancial [entre o arquipélago e o continente] que permite que os Açores também tenham alguma folga para fazer com que os efeitos (da crise) nas famílias e nas empresas possam ser compensados mediante apoios públicos para minimizar essas consequências", assegurou o presidente.

Carlos César considerou que a crise económico-financeira que Portugal atravessa foi causada por alguns "erros de governação", recusando-se, contudo, a alimentar controvérsias.

"O Governo da República actual cometeu certamente vários erros. Os governos futuros também os cometerão", afirmou.

Neste contexto, referiu que o elevado investimento público, realizado a partir de 2008, conduziu a um agravamento do endividamento do país, sem que se tenha conseguido um crescimento proporcional, o que contribuiu para a situação atual de crise em Portugal.

Quando questionado sobre se estaria em consonância política com o primeiro-ministro português e líder socialista, Carlos César respondeu: "Eu penso que o engenheiro José Sócrates não se pode distanciar da consciência que é própria de qualquer ser humano. Ele sabe muito bem que nem tudo correu bem. Agora também acho que é justo que saliente o que correu bem". (aqui)

O objectivo é saltar do barco dos sacrifícios. Ele não está disposto a pagar os erros dos amigos do continente, apesar de ter ajudado a elege-los. Um homem decente!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário