segunda-feira, 6 de junho de 2011

BALANÇO DAS ELEIÇÕES

As eleições de ontem resultaram na necessária mudança. De entre as alternativas apresentadas, não havia outra escolha possível.

Temos então como vencedor claro, o PSD de Pedro Passos Coelho.

A meio termo, com vitórias agridoce, o CDS e a CDU.

O CDS, aumentou o n.º de votos e o n.º de deputados, mas ficou abaixo dos 14% indicados por Portas como o limite mínimo. Seria razoável esperar que o CDS reflectisse nos resultados obtidos, já que a boa imprensa de que dispôs dificilmente se repetirá. Convém não esquecer que os jornalistas e comentadores políticos não se cansaram de elogiar Portas, chegando mesmo a apelidá-lo como "o político mais talentoso da sua geração".

A CDU ganha sempre! Desta vez, conseguiu aumentar o n.º de deputados (+1), mas perdeu cerca de 6000 votos em relação a 2009. Mas enfim, não desiludiu... 

Os grandes derrotados foram o PS e o BE.

O PS, conseguiu o pior resultado desde 1987, conseguindo a proeza de obter um resultado inferior a Pedro Santana Lopes em 2005, bem como a proeza de ver, pela primeira vez em Portugal, um primeiro-ministro recandidato perder as eleições. 

O BE teve uma grande derrota. Talvez o principio do fim tenha sido Manuel Alegre... Francisco Louçã, embora reconhecendo a derrota, mostrou-se agarrado ao lugar. Por mim, está bem assim, mas lá para eles, deviam reflectir nos mais de 200 mil votos que perderam.

Sem comentários:

Enviar um comentário